quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dieta antiTPM


Médicos garantem: a solução para a mulher se ver livre dessa fase terrível pode estar na ALIMENTAÇÃO

Revirar o baú dos segredos da avó, colher sugestões da vizinhança, pesquisar dicas com as amigas - vale tudo para aplacar os sintomas da tensão pré-menstrual, síndrome que atinge nove em cada dez mulheres. Em alguns casos, médicos prescrevem remédios que visam equilibrar a taxa hormonal para minimizar a irritabilidade, o inchaço e a fadiga que surgem cerca de dez dias antes da menstruação.
A boa notícia é que a solução pode estar mais próxima do que imaginamos: no prato de comida.
Sim, o que você come faz diferença nisso também: estudos mais recentes apontam que a alimentação adequada é a principal aliada no combate à TPM. Algumas mudanças de hábitos à mesa promovem bem-estar nessa fase.
"As tentativas de aliviar o problema apenas com terapia hormonal são insuficientes sem o auxílio do reequilíbrio nutricional", afirma Maria Elizabeth Ayoub, ginecologista especializada em nutrologia e terapia biomolecular. Na segunda fase do ciclo menstrual, as taxas de progesterona crescem em relação às do estrógeno, o que leva à TPM. O importante é detectar quais incômodos prevalecem no organismo nesse período para estabelecer os alimentos adequados.
De imediato é essencial incluir no cardápio as fibras, que estão presentes em alimentos integrais, frutas e verduras. Elas ajudam a eliminar as toxinas do organismo."As toxinas acumuladas sobrecarregam os sistemas de eliminação e não permitem a excreção de hormônios através do intestino e dos rins. Esses hormônios voltam a ser reabsorvidos e colaboram para intensificar a TPM" acredita Maria Elizabeth Ayoub.
A retenção de líquido é outro efeito bastante comum da síndrome. Muitas mulheres chegam a ganhar de 2 kg a 3 kg alguns dias antes da menstruação de tão inchadas. A sugestão de Maria Elizabeth é acrescentar itens diuréticos ao menu, como salsinha, salsão, alcachofra e aspargos. " Evite sal e produtos industrializados porque eles aumentam a retenção de líquido", afirma Daniela Hueb, dermatologista e nutróloga.
O cálcio, encontrado em leite e iogurte, também deve ser ingerido, pois ajuda a amenizar as cólicas e o inchaço. Água, água de coco, suco de frutas e chás são altamente indicados. E, para evitar a irritabilidade, é bom riscar da dieta durante a bendita TPM café, chá preto e bebidas à base de cafeína, que provocam insônia e aumentam a ansiedade.
É importante ingerir alimentos ricos em vitaminas B, em particular a B6. São eles: cereais integrais, peixes, aves, soja, frutas, especialmente banana, abacate, ameixa, batata, couve-flor e repolho. A vitamina B6 induz o organismo a produzir serotonina, substância que nos dá sensação de bem-estar. "Assim, ela ajuda a regular as oscilações de humor", completa Daniela.

O chocolate e a compulsão

As cólicas e a compulsão por doce têm um remédio: o magnésio. Esse mineral é encontrado em verduras escuras, frutos do mar, sementes, brotos, nozes, amêndoas e castanhas, produtos da soja, como tofu, cereais integrais, damasco e abacate.
Rico em magnésio é também o chocolate, que ainda favorece a produção da serotonina. Isso explica o clássico desejo incontrolável de comer a guloseima na TPM. Quer dizer que é recomendado? Não exatamente. Deleitar-se com um "quadradinho" está liberado, mas exagerar é proibido. Afinal, o chocolate também tem cafeína e gordura, que pioram os sintomas da TPM.

(Fonte: Revista EMS saúde)

Um comentário: