terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como prevenir as rugas


Tomate: Salvando sua pele

Cuidado, adoradores do sol: o excesso de sol pode, de fato, fazer a pele envelhecer mais rápido. A radiação ultravioleta da luz solar é o principal fator responsável pelo envelhecimento da pele, até mesmo no caso dos fumantes. E você não precisa ficar estirado sob o sol para ser afetado. A exposição cotidiana à luz solar causa a maior parte do dano.
A pele é o maior órgão do corpo - e o único que visualizamos. Todos nós estamos envelhecendo, mas muitos gostariam de adiar as inevitáveis rugas, os sulcos profundos e as manchas que delatam nossa idade. E não é apenas a vaidade que nos faz querer manter a aparência jovem da pele: uma pele jovial é uma pele saudável.
Na batalha contra este envelhecimento, o humilde tomate está ao seu lado - o dia todo, todos os dias.

O tomate é uma excelente fonte de licopeno, substância química que ajuda a prevenir o câncer de pele.


O tomate deve sua coloração avermelhada a um pigmento chamado licopeno, presente nele quando está maduro, independentemente de ter sido colhido verde ou não. O licopeno criou um certo alvoroço nos círculos nutricionais. Uma das mais interessantes áreas de pesquisa mostra sua capacidade de proteger a pele contra a luz do sol e ajudar a mantê-la jovem.
Ao envelhecermos, nossa pele vai-se tornando cada vez mais ressecada, fina, flácida e enrugada. Manchas em formatos irregulares começam a aparecer. A pele velha também se contunde com mais facilidade e fica mais suscetível doenças, como o câncer.
Basta olhar para alguém que passa a maior parte do tempo ao ar livre para ver os eveitos da luz solar na pele. A aparência clássica da pele "castigada pelo vento" dos agricultores e marinheiros é resultado do seu envelhecimento acelerado devido à exposição prolongada à radiação ultravioleta da luz do sol.
A enorme variedade de protetores solares disponível hoje pode reduzir os efeitos da radiação ultravioleta na pele e ajudar a mantê-la mais jovem por mais tempo. O ingrediente especial do tomate, o licopeno, funciona da mesma forma. É um sistema bloqueador solar que você pode levar consigo para onde for e que protege por inteiro - até mesmo quando você está totalmente nu. E mais, é completamente natural e oferece proteção o ano todo, não apenas nos dias de banho de sol.
O tomate cru contém grande quantidade de licopeno - assim como o mamão papaia e o grapefruit rosa. Mas o cozimento do tomate com um pouco de óleo pode aumentar a disponibilidade dessa maravilhosa substância. Os motivos são dois. Primeiro, quando você cozinha o tomate, você quebra as paredes celulares, liberando o licopeno. Segundo, o licopeno se dissolve em gordura, mas não em água. Os molhos de tomate - até mesmo o ketchup - são excelentes fontes de licopeno.

O fator tomate

Os protetores solares que você passa no corpo atuam reduzindo a quantidade de radiação ultravioleta que chega à sua pele. O "fator de proteção solar" (FPS) é uma indicação da quantidade de raios ultravioleta que eles bloqueiam. O fator dez bloqueia 90% dos raios, enquanto o fator trinta bloqueia quase 97%.
As substâncias químicas do protetor solar refletem ou absorvem a radiação ultravioleta . O licopeno - protetor solar natural encontrado no tomate - se enquadra nessa segunda categoria. Ele come os raios ultravioleta no café-da-manhã - ao fresco, é claro.

O licopeno e o tomate chegaram às manchetes em 1995. Naquele ano, Edward Giovannucci, de Harvard Scholl of Public Helth, nos Estados Unidos, anunciou os resultados de um estudo de longo prazo sugerindo que a ingestão de grande quantidade de produtos de tomate reduz as chances de desenvolvimento de câncer de próstata nos homens. Naquele mesmo ano, Judy Ribaya-Mercado, da Tufts University, em Boston, publicou um estudo mostrando que a radiação ultraviolete destrói o licopeno da pele. Isso faz sentido, pois o licopeno é um mártir: ao varrer os radicais livres, ele se sacrifica. O organismo não produz essa maravilhosa substância, por isso, a mensagem parece ser: "COMA BASTANTE TOMATE".

(Fonte: A verdade sobre a comida - Jill Fullerton - Smith )

2 comentários:

  1. Uma dica: O produto "Innèov Fermeté", da L´Oreal e da Nestlé, tem feito MARAVILHAS na pele das pessoas. Contém Licopenato de tomate, Extrato de soja e um produto extraido da clara do ovo! É encontrado nas boas farmácias, pena é que é um pouco (pra não dizer MUITO) caro! Mas vale a pena!

    ResponderExcluir