quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Sardinha - Aliada especial do Cérebro





Por que faz bem?

Assim como outros peixes de água fria, ela é rica em ácidos graxos ômega-3 (EPA e DHA), reconhecidos por seu poder antioxidante, anti-inflamatório e antiaterosclerótico.
"Esses ácidos aumentam a atividade cerebral, modulam a hiperatividade e a depressão e ainda melhoram o desempenho cognitivo", explica a nutricionista Andréia Neves, diretora da VP Consultoria Nutricional. Isso tudo porque a gordura do bem, da qual a sardinha é uma das mais ricas fontes, serve para encapar os neurônios, protegendo-os e facilitando a comunicação entre eles. "O cérebro humano é constituído de 65% de gordura, sendo a maior parte composta por DHA, substância fundamental para a constituição do córtex cerebral", diz a nutróloga Jane Corona.
Para o neurologista Paulo Bertolucci, chefe do setor de Neurologia do Comportamento da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), é a capacidade de reduzir a concentração de radicais livres no organismo o que faz do peixe um alimento-chave para prevenir e auxiliar no tratamento de problemas relacionados à estrutura cerebral."Graças à sua função antioxidante, ele diminui consideravelmente as lesões nos neurônios", garante. Para ajudar, é um alimento barato e facílimo de encontrar.

Sua ação em outras partes do corpo

Os ácidos graxos da sardinha também fazem bem a outras partes do corpo, além do cérebro. "O consumo regular de peixes ricos em ômega-3 pode diminuir em até 40% do risco de problemas cardiovasculares", avisa a nutricionista Ana Carolina Moron, doutora em Cardiologia pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo. No pulmão, essas substâncias melhoram a transferência de oxigênio em pessoas com insuficiência respiratória ou em fumantes. A suplementação de ômega-3 em fumantes pode auxiliar na prevenção da doença pulmonar obstrutiva crônica, a DPOC. Os ácidos graxos também auxiliam na proteção das células fotossensíveis dos olhos, prevenindo contra a degeneração da mácula - parte da retina que é responsável pela percepção dos detalhes. Por fim, a vitamina D, presente na sardinha, também auxilia na absorção intestinal do cálcio e do fósforo ingeridos pela alimentação, essenciais para a saúde dos ossos.

Quanto você precisa consumir

O ideal é consumir 150 gramas - o equivalente a 1 filé de peixe médio - pelo menos uma vez por semana. Opte sempre pelo alimento cozido, assado ou grelhado. "No processo de fritura, há uma alteração na molécula de ômega-3, o que diminui suas propriedades antioxidantes. O excesso de óleo também faz que o alimento se torne muito calórico", adverte o nutricionista Ricardo Zanuto, doutor em Fisiologia e Biofísica. Ervas e especiarias, como coentro, sálvia, tomilho, entre outras, aumentam a ação benéfica do peixe no organismo e ainda valorizam o sabor do prato.

(Fonte: Revista Vivasaúde )

4 comentários:

  1. Receita MARAVILHOSA de sardinha, para comer gelada, em sanduiche feito com pão francês:
    . 1k de sardinhas limpas e sem cabeça
    . tomate, pimentão, coentro, alho,cebola, pimenta se gostar (como para molho campanha,tudo picadinho)
    . 1 copo pequeno de azeite
    . vinagre
    . sal a gosto
    _ Coloque numa panela de pressão o azeite,e vá fazendo camadas de sardinha e o "molho campanha".
    _ Deixe cozinhar na pressão por mais ou menos meia hora.
    _ Deixe esfriar,coloque na geladeira e, no dia seguinte. coma(gelada mesmo!) como sanduiche,com pão francês...
    Você vai "lamber os beiços"... Rsrsrsrssss...
    Eu tenho feito toda semana lá em casa!

    ResponderExcluir
  2. Me deu água na boca só de pensar!!! Excelente dica! Obrigada, bjsss

    ResponderExcluir
  3. Oi..vi numa comu,..dieta japonesa..vc fez esse regime deu certo ??? vamos falar por msn,,,obrigada,,,meu msn fe_mael@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, fiz a dieta japonesa sim. Emagreci 13 quilos. De vez em quando eu volto a fazer só pra manter o peso. Mas uma dieta equilibrada, rica em cereais, frutas, legumes e verduras também ajuda a manter a boa forma! Sempre que eu puder vou postar dicas de emagrecimento ok! Bjsss

    ResponderExcluir