quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O que a ciência sabe sobre a pimenta


Você sabia que a pimenta, aquele condimento de sabor picante, traz diversos benefícios à saúde?
Pesquisas dos últimos dez anos têm demonstrado que a capsaicina, princípio ativo das pimentas do gênero Capsicum, apresenta propriedades medicinais comprovadas: atua como cicatrizante de feridas, é um poderoso antioxidante, previne a arteriosclerose, controla o colesterol, evita hemorragias, aumenta a resistência física.
Pesquisas mais recentes apontam que o uso regular de pimenta influencia a liberação de endorfinas, mediadores químicos cerebrais responsáveis pela sensação de bem-estar e pela variação do humor.
Experiências vêm comprovando que, tanto a capsaicina quanto a piperina (do gênero Piper), que causam a sensação de ardor, possuem três efeitos farmacológicos importantes: antiinflamatório, antioxidante e capacidade de liberar endorfina.Uma vez no organismo, elas ativam receptores sensíveis na língua, que comunicam estímulos ao cérebro. Diante da sensação de que a boca está "pegando fogo", o cérebro procura "apagá-lo", liberando a endorfina, que causa uma sensação de bem-estar e faz da pimenta um alimento aconselhável para quem tem enxaqueca ou dores de cabeça crônicas.
Uma pesquisa recente indica que a capsaicina pode atuar como anticoagulante, prevenindo a formação de coágulos que podem causar ataques cardíacos ou derrames cerebrais.
O rubor, a salivação e a transpiração, provocados pela vasodilatação causada pela pimenta são, na verdade, uma defesa do organismo e nenhum dano físico pode ocorrer.
Por ser antioxidante, rica em flavonóides e vitamina C, a pimenta pode ainda reduzir o risco de doenças crônicas como câncer de próstata, catarata, diabetes e mal de Alzheimer, também pelo seu efeito desintoxicante do sangue.
Como alimento, ela impede a coagulação do sangue, e pode ser também uma forma importante de evitar doenças como trombose.
Cientistas apontam que o consumo regular de pimenta provou ser útil em muitas condições alteradas, como no diabetes, câncer e artrites. As pesquisas mostram que não somente seu consumo regular ajuda a melhorar o controle de níveis do insulina, mas pode também ajudar a combater o processo inflamatório responsável pela artrite.
A pimenta já está classificada como alimento funcional, ou seja, além dos seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde.

A ciência quebra alguns tabus sobre o consumo de pimenta

Hemorróidas são dilatações de varizes na região do ânus, causada por sedentarismo, ingestão de gorduras e problemas cardiovasculares. A pimenta não pode causar hemorróidas, apenas agravá-la, se for consumida em excesso.Estudos recentes têm revelado que a pimenta não é um veneno, principalmente para quem tem hemorróidas, gastrite ou hipertensão, mas um recurso benéfico quando utilizado com moderação.
O consumo moderado de pimenta não é contra-indicado para quem sofre de pressão alta. Ela é vasodilatadora arterial e até ajuda a combater o problema.
A pimenta tem o poder de irritar mucosas e, por isso, poderia atacar o estômago e as hemorróidas, porém, a capsaicina apresenta um poder de cicatrização, o que poderia proteger o organismo contra esses problemas. O segredo está na quantidade, portanto deve-se evitar excessos em ambos os casos.

Pimenta Malagueta - Conheça as suas propriedades terapêuticas

A pimenta malagueta (Capsicum annuum) tem propriedades abrasivas, estimulantes, carminativas e hemostáticas. Muito útil nas hemorragias do estômago (em forma de chá). As suas propriedades terapêuticas são:
Descongestionante nasal
Rica em vitaminas, a pimenta favorece a redução de coágulos no sangue, pois é vasodilatadora;
Prevenção de ataques cardíacos;
Prevenção de derrame cerebral;
Tratamento de doenças circulatórias;
Analgésico (uma aspirina natural);
Dissolução de muco dos pulmões;
Redução do colesterol elevado;
Expectorante
Indutor da termogênese (efeito de transformar parte das calorias dos alimentos em calor)e ainda reduz o apetite, sendo benéfica ao tratamento da obesidade;
Antioxidante;
Anti-séptico;
Bactericida.

(Fonte: Pimenta e seus benefícios à saúde - Dr. Marcio Bontempo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário