segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Os cabelos e o verão


O verão, nos dias quentes e de exposição ao sol e à água do mar ou das piscinas, é o período que, com certeza, os cabelos precisarão de mais atenção e cuidados.
O excesso de sol e a água salgada ou clorada são alguns dos fatores que mais prejudicam os cabelos, tornando os fios opacos e ressecados.
Os raios solares pela ação dos raios ultravioleta tipo B (UVB) alteram as qualidades mecânicas do fio, provocando uma porosidade maior do cabelo, fragilizando-o e facilitando sua quebra durante o pentear.
Os fios também ficam mais suscetíveis ao descoloramento e ao ressecamento.
O cloro das piscinas diminui o brilho e a maciez dos cabelos. O sulfato de cobre, presente nos produtos de tratamento da água, interage com o fio, modificando-lhe a cor. Cabelos claros podem tomar um aspecto esverdeado somente reversível quando lavados continuadamente com xampu neutro e sem sal.
Os banhos de água do mar desidratam os fios. Os cristais de sal, por sua vez, potencializam a ação negativa dos raios ultravioleta tipo A e B. O couro cabeludo também fica sujeito a irritações, coceiras e descamação. A exposição do couro cabeludo ao sol também pode provocar câncer. O uso de chapéu ou boné é fundamental para a proteção do couro cabeludo e dos fios de cabelo.
Um recurso útil para a proteção capilar é a aplicação de leave-ins contendo filtro solar em sua composição.

DICAS PARA OS CABELOS NO VERÃO

A melhor forma de hidratar o corpo e os cabelos durante o verão é beber cerca de 8 a 10 copos de água por dia.

Lembre-se: o melhor filtro solar que existe é a sombra!

Faça uso de chapéus. Já existem no mercado brasileiro bonés, sombrinhas e guardassóis confeccionados com tecidos que bloqueiam totalmente os raios UVA e UVB.

Procure lavar os cabelos com água fria. Se estiver na praia, utiliza um copo de água mineral para enxaguar a água do final da lavagem dos cabelos.

Na piscina, procure usar touca de silicone. Para lavar os cabelos, utilize um xampu manipulado quelante ( fecha a cutícula, diminui a eletricidade estática dos fios e facilita o pentear).

Utilize xampu e condicionador hidratante com pH fisiológico (entre 5,5 e 6,5). Esta informação deve constar no rótulo do produto.

Faça uso de produtos pós-enxágue (leave-in) contendo filtro solar.

O secador pode ser usado, desde que na graduação térmica de ar frio ou, no máximo, médio, sempre respeitando a distância de 30 centímetros entre o aparelho e os fios.

Hidratações com fórmula contendo queratina devem ser realizadas semanalmente em época de maior exposição ao sol.


(Fonte: Dr. Cabelo Saiba tudo sobre os cabelos: estética, recuperação capilar e prevenção da calvície. - Dr. Luciano Barsanti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário