terça-feira, 23 de novembro de 2010

A água sacia naturalmente


Na linguagem popular, associa-se a sensação de buraco no estômago àquela de fome, o que não é de todo errado. A água ingerida durante a refeição e misturada aos alimentos aumenta o volume do bolo alimentar, distende o estômago e provoca sensação de saciedate e fartura. Razão a mais para beber durante as refeições. Mas a experiência comprova que esse efeito de ocupação e o gesto de pôr algo na boca funciona também fora das refeições: por exemplo, durante o horário mais perigoso do dia, entre cinco da tarde e oito da noite. Muitas vezes, um copo grande de qualquer bebida basta para moderar a vontade de comer.
É surpreendente notar que, numa época em que indivíduos, instituições e laboratórios farmacêuticos sonham em descobrir um inibidor de apetite ideal e eficaz, ainda haja uma imensa maioria que se recusa a utilizar um meio tão simples, puro e inócuo como a água para diminuir o apetite.

(Fonte: Livro Eu não consigo emagrecer - Dr. Pierre Dukan )

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Linhaça na Saúde


A semente do linho ou linhaça que, apesar de milenar, somente nos últimos vinte anos vem sendo redescoberta como um alimento extraordinário. Com inúmeras propriedades terapêuticas, a linhaça é riquíssima em ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo essencial da família do ômega-3, já reconhecido como importante para a conquista do equilíbrio hormonal. Essa elevada concentração em óleos vegetais, ou "gordura nutricional", a torna um alimento energético, mas também uma fornte de uma "vitalidade especial", pois sendo uma semente, a linhaça é um alimento que contém toda a informação genética para se transformar em uma nova planta. E mais: a semente de linhaça é rica em proteína vegetal de elevada qualidade nutricional ( albumina), fibras, pectina e as mucilagens, sais minerais, vitaminas, antioxidantes, enzimas e fito-hormônios. Por tudo isso, essa semente, apesar de calórica, deve fazer parte da nossa alimentação diária.
Algumas das influências benéficas da linhaça para a saúde humana são listadas a seguir:

Prisão de Ventre

Com seu elevado teor de fibras nutricionais (28%), a semente de linhaça pode ser considerada um poderoso desintoxicante, que ajuda todos os sistemas excretores a funcionarem de forma mais equilibrada e integrada.
Por sua ação hidratante e refrescante, a semente de linhaça triturada é considerada um dos melhores remédios naturais para a normalização das funções intestinais.


Problemas digestivos

Por apresentar ação antiinflamatória (ômega-3) e emoliente ( pectina, goma e mucilagens), a linhaça favorece a regeneração da mucosa digestiva danificada. Nesse caso, recomenda-se o consumo diário da semente (deixada de molho à noite e triturada pela manhã, ou somente a água do molho) como complemento ao tratamento específico desses processos patológicos. Seu consumo alimentar e uso externo por massagens auxilia nos casos de inflamações do estômago e intestinos.

Problemas de pele

A semente de linhaça contém elevado teor de ácidos graxos insaturados, que conferem resistência contra as doenças da epiderme. Por isso, seu consumo melhora consideravelmente a saúde da pele, retarda o aparecimento de rugas e a queda de cabelos, fortalece unhas, dentes e ossos. Na indústria cosmética e de manipulação, o óleo de linhaça tem sido usado para o tratamento de eczema, acne e dermatite atópica, por seu excelente poder cicatrizante e antiinflamatório. Contém vitamina K, composto de grande valor nutritivo, fortificante, regenerador celular e curativo.

Diabetes

Por ser uma fonte de energia com baixo teor de carboidratos (1 a 2%), a linhaça pode ser usada como coadjuvante no tratamento de diabetes. Pode auxiliar na prevenção e no tratamento desse distúrbio em função do seu elevado teor de fibras (28%), que evita picos glicêmicos, e de seu teor de ácido alfa-linolênico (ALA -ômega-3), que desativa a rota da insulina para produzir os "bons" eicosanóides. Sem dúvida, o consumo diário de semente de linhaça reduz o teor de glicose no sangue de adultos jovens e saudáveis. Num estudo com voluntários saudáveis, os que consumiram glicose juntamente com uma mucilagem de linhaça apresentaram uma taxa glicêmica 27% menor, em relação àqueles que ingeriram a glicose isoladamente.
Mas pode a linhaça ajudar no controle da diabetes? Um estudo atualmente em desenvolvimento na Universidade de Manitoba (Winnipeg, Canadá) está avaliando os efeitos da linhaça moída e de seu óleo no controle da taxa de glicose no sangue e dos níveis de insulina em portadores de diabetes melito tipo 2, uma enfermidade que não depende da insulina e representa cerca de 90% de todos os casos de diabetes.


Problemas de concentração mental

A semente de linhaça, com sua composição rica em ácidos graxos essenciais, flavonóides, fitosteróis e fosfolipídios, é um auxiliar no tratamento do equilíbio hormonal e na renovação das células cerebrais. Com elevado e específico teor de antioxidantes, atenua a formação de radicais livres gerados pelo estresse e pela má alimentação. A superprodução de "maus" eicosanóides provoca lentidão mental e no metabolismo do sistema nervoso central. O consumo diário de linhaça irá favorecer a capacidade de concentração e agilidade mental.

Problemas respiratórios e urinários

Por seu efeito antiinflamatório e particularmente emoliente sobre as mucosas, a semente da linhaça alivia sintomas de bronquites e cistites. Seu consumo diário auxilia em todos os casos de inflamação dos rins e da bexiga, nos espasmos da bílis e nas doenças respiratórias, como a asma. Para tratar cálculos renais, é mais vantajoso o uso do óleo de linhaça prensado a frio (natural ou em cápsulas), como um complemento alimentar.

Câncer

Três são os componentes da semente de linhaça que reduzem o risco do desenvolvimento de certos tipos de câncer:
1º o ácido alfa-linolênico(ALA- ômega-3), que altera de forma significativa a qualidade das membranas celulares e inibe a formação de "maus" eicosanóides, como os pró-inflamatórios e os de baixa resposta imunológica.
2º as ligninas vegetais da linhaça que podem desempenhar um papel importante na prevenção do câncer de próstata, de mama e de ovários; e
3º os alimentos ricos em fibra dietética( prébióticos), como é o caso da semente de linhaça, são fontes de substâncias bioativas, como os antioxidantes, que podem inibir o processo de desenvolvimento do câncer.

TPM

Os sintomas da TPM, especificamente, devem-se muitas vezes ao desequilíbrio entre os hormônios estrogênio e progesterona. Por isso, todas as mulheres precisam de boas fontes de ácidos graxos essenciais, de modo a promover um funcionamento hormonal equilibrado. As melhores fontes desses ácidos graxos são a semente de linhaça e os peixes de águas frias. Como mediadores para promover esse equilíbrio, temos : azeitona, azeite de oliva, noz-pecã, noz-macadâmia e semente de gergelim.

Menopausa

Pesquisas sinalizam a linhaça como um coadjuvante no alivio de alguns sintomas da menopausa, como os calores repentinos.

Osteoporose

Sugere-se atualmente que os fito-estrógenos contidos na semente de linhaça e de outros vegetais podem ajudar a prevenir a osteoporose. Alguns cientistas da Universidade de Oklahoma têm reportado que a linhaça poderia ter um efeito positivo na estrutura óssea de mulheres pós-menopáusicas, por aumento da atividade antioxidante.

Problemas cardiovasculares

A linhaça contém substâncias que regulam a pressão arterial, coagulação, frequência cardíaca, dilatação vascular, resposta imunológica e os depósitos de gordura nos tecidos e artérias

Sistema imunológico

O consumo diário da linhaça pode interferir favoravelmente o sistema imunológico do organismo, ou seja, na capacidade do corpo para se defender contra invasores como bactérias, vírus e celulas mutantes (tumores).

(Fonte: Livro A importância da Linhaça na saúde - Conceição Trucom )